20 OUT 2017
EDUCAÇÃO E CULTURA
Projeto Contador de Histórias
Da leitura para vida!

Assim acontece em Nova Luzitânia, crianças incentivadas por uma professora participam de um projeto chamado “Contador de Histórias”, as crianças perdem a timidez e muitos que nem conversavam, conseguem apresentar em praça pública sem errar uma fala se quer.

Há 3 anos a Professora Marcia Regina, desenvolve na escola municipal Jose Augusto Gama de Souza esse projeto, segundo Márcia a vontade de por em prática surgiu de um trauma dela mesma, pois sempre amou ler, mas nunca conseguiu contar as histórias, e em despertar nas crianças o gosto pela leitura, assim levou para sala de aula. Os alunos incentivados por ela começaram a buscar nos livros histórias que passam mensagens, eles leem, e interpretam em forma de teatro, fazem uma “contação de histórias”.

Hoje o Projeto é um grande sucesso, os alunos tem um interesse por descobrir novas histórias para que possam contar, eles tem autonomia para mudar textos, e falas, segundo Márcia há crianças que tinham muita timidez e hoje mudaram de comportamento até em casa com os familiares, e ficaram mais desenvolvidas devido a leitura, o incentivo de contar uma história mostra resultados ainda na escrita, na comunicação, muitos nem escreviam, e hoje após a leitura e interpretação do livro que leem eles relatam na escrita também.

A melhor forma de fazer educação ainda é incentivando os alunos a tomarem gosto pelo conteúdo, sair da mesmice, talvez apenas uma leitura no pátio, debaixo de uma árvore, fazer ele apaixonar-se pelo aprendizado.

Em Nova Luzitânia esse projeto é diferenciado, eles saem caracterizados e contando histórias fazendo a alegria e despertando a admiração de quem tem o prazer de assistir.
20/10/2017
Projeto Contador de Histórias