12 NOV 2021
Município de Nova Luzitânia engajado no “Novembro Azul”
Em novembro, a Divisão de Saúde iniciou a campanha de conscientização e prevenção de doenças masculinas, como o câncer de próstata. Pois quanto antes tiver o diagnóstico, mais cedo se inicia o tratamento.

Portanto não deixe de se cuidar, a prevenção é a melhor forma de viver bem e evitar problemas futuros.

Sobre o PSA (realizado com uma amostra de sangue)

O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Normalmente o exame de sangue de PSA é indicado pelo menos 1 vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. O exame PSA é simples e indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.

Outras informações na UBS ou pelo telefone (17)34831213.