16 AGO 2021
Prevenção as queimadas em Nova Luzitânia
A Prefeitura Municipal de Nova Luzitânia, através da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente, realizou nos meses de julho e agosto de 2021 aceiros em propriedades rurais que impactam diretamente na prevenção de queimadas.

A técnica consiste na retirada da vegetação nas propriedades rurais próximas as matas, postes e cercas. O Aceiro pode ser realizado através de máquinas maiores ou mesmo trator com implementos adequados, raspando uma parte da vegetação ou incorporando a mesma.

A Lei Estadual 10547/2000 obriga os proprietários rurais a realizarem o procedimento como precaução contra incêndios, uma vez que, quando ocorrem as queimadas elas causam danos como empobrecimento do solo, morte de animais silvestres e rebanhos, poluição, destruição de cercas, redes de eletricidade, acidentes em estradas e agravam problemas respiratórios, podendo até causar a perda de lavouras inteiras devido à falta de Aceiros.