03 ABR 2014
Programa Jovem Agricultor do Futuro é adquirido em Nova Luzitânia
Nova Luzitânia é primeira cidade a sediar o programa no entorno do SIRAN Araçatuba
Teve início no dia 20 de março (quinta-feira) o programa Jovem Agricultor do Futuro, promovido pelo SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Sindicato Rural da Alta Noroeste/Araçatuba-SP em parceria com o município de Nova Luzitânia, por intermédio das Divisões de Agricultura e Meio Ambiente e de Assistência Social/ CRAS do município. Esta oportunidade oferece à população jovem uma ótima opção de qualificação e ocupação de seu tempo com formação profissional.

O curso é inteiramente gratuito, os jovens recebem transporte, alimentação (almoço e café), e material didático, com duração de 150 dias, carga horária de 600 horas de segunda a sexta das 7h às 11h da manhã. O Programa é acompanhado pelo coordenador do SENAR de Araçatuba Carlos Eduardo Cunha Belluzzo, e conta com o apoio do instrutor Técnico Agrícola o Médico Veterinário Fernando Milaré e a instrutora Pedagógica a Assistente Social Letícia Fernanda Lúcio. Os técnicos abordam assuntos de suas respectivas áreas como, plantio das mais diversas culturas, a criação de animais de grande e pequeno porte, pecuária polivalente, agricultura polivalente, manutenção em atividades agrícolas, recuperação de áreas degradadas, entre outras atividades que formam o jovem não somente na área da agricultura, as disciplinas aplicadas abordam uma visão geral para o aluno.

Do conteúdo pedagógico, aplicam-se diversas oficinas como ética e cidadania, promoção da saúde, comunicação oral e escrita, atendimento ao cliente, tecnologia da informação (computação), marketing e comercialização e até recursos humanos, atividades como visitas técnicas e muitas outras.

O programa Jovem Agricultor do Futuro, tem como objetivo proporcionar ao jovem aprendiz a educação básica e genérica necessária ao trabalho em todas as atividades produtivas do meio rural, transformando o potencial destes jovens em competência para toda a vida.

José Fernandes, Diretor da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente parabenizou os jovens pela iniciativa de quererem aprender mais sobre agricultura, e mostrou total apoio as ações que serão executadas pelos aprendizes.

Na ocasião o Vice- Prefeito Edcarlos enfatizou a grande importância deste projeto em nosso município, já que o mesmo sempre foi um homem do campo, “é muito importante o jovem de hoje aprender aquilo que há alguns anos era a realidade de todos, acredito que com esse projeto estamos resgatando o interesse do homem pelo campo”.

A equipe da Divisão de Agricultura e CRAS agradecem Wagner Sebastião Presidente da Câmara, Padre Silvio, José Scacalossi - Chefe de Gabinete, e os representantes do Conselho Tutelar que estiveram presentes na aula inaugural.